Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada

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Compete aos Colégios Cívico-Militares:

  • acompanhar/orientar as equipes gestoras dos Colégios Cívico-Militares quanto aos resultados na aprendizagem e frequência dos estudantes;
  • acompanhar/analisar os indicadores por meio da ferramenta Power BI frente à frequência, programas e outros pontos de atenção para realizar ações assertivas com trabalho em conjunto com a Equipe Gestora;
  • orientação aos monitores militares referente às suas ações, sempre na perspectiva formativa e pedagógica;
  • realizar acompanhamento presencial;
  • estabelecer diálogo respeitoso e demonstrar liderança com os gestores;
  • auxiliar na implementação do plano de ação;
  • combinar os encaminhamentos e próximos passos, ações a serem executadas pela Equipe Diretiva daquela data até o próximo acompanhamento;
  • registrar, no formulário online, a síntese do acompanhamento pedagógico;
  • chamamento de novos monitores militares, conforme instruções da Seed;
  • acompanhar e dar suporte para o alinhamento das ações pedagógicas e disciplinares entre equipe diretiva, pedagógica e monitores, nas instituições Cívico-Militares do NRE da Área Metropolitana Sul;
  • ofertar uma gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com o apoio dos militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) do Estado do Paraná e a participação do corpo docente da instituição de ensino.

 

 

Competência da Educação em Direitos Humanos:

  • acompanhar, orientar e capacitar a equipe gestora, com o objetivo de auxiliar na busca ativa dos alunos infrequentes, identificando as causas e auxiliando no resgate dos estudantes evadidos;
  • articular com os Equipamentos Municipais da Rede de Proteção para a construção dos fluxos de encaminhamentos dos estudantes que encontram-se em situação de violência e/ou privação de direitos;
  • capacitar as equipes gestoras na construção do fluxo da Rede de Proteção Interna e Externa na escola, contribuindo para a proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente;
  • estimular e capacitar os coordenadores das Equipes Multidisciplinares para que compreendam a atuação da equipe como espaço de reflexão, estudo e elaboração de ações que visem minimizar as práticas racistas do/no ambiente escolar e, mais que isso, desconstruir narrativas as quais produzem o apagamento sistemático da participação dos povos originários e dos povos africanos e diaspóricos na constituição do país;
  • acompanhar as Escolas do Campo auxiliando nas suas temáticas e especificidades, valorizando os seus saberes e compreendendo suas singularidades;
  • implementar as Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos nas escolas da rede;
  • orientar (reunião e formação) e acompanhar a frequência / Serp/ Rede de Proteção;

 

Competência da Educação em Tempo Integral:

  • acompanhar e subsidiar as instituições de ensino na implantação do modelo;
  • acompanhar os indicadores das instituições de ensino;
  • orientar quanto às práticas educativas;
  • observar quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD-Parte Diversificada e PFO - Parte de Formação Obrigatória);
  • fomentar o protagonismo estudantil;
  • propor momentos formativos no NRE;
  • atuar como docente - eventos da Seed;
  • compete buscar ampliar as oportunidades educacionais que visam desenvolver as potencialidades humanas, rompendo com a fragmentação de conteúdos, articulando e integrando conhecimentos, de forma a tornar a escola em um lugar para a prática de
    investigação, de experiências pedagógicas e de aprendizagem significativa, tanto para os estudantes como para os professores com objetivo da Educação em Tempo Integral é ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando, por meio de um currículo integrado, uma nova organização pedagógica do tempo escolar, que visa garantir a formação integral dos estudantes.
  • atuar perante todas as ações técnicas e pedagógicas das escolas com Educação em Tempo Integral do NRE: acolhimento na escola; agendas execução; acompanhar e orientar os indicadores: IAMEI. Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas; acompanha e orienta quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO);
  • fomentar ações protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes / práticas educativas;
  • realizar momentos formativos com a Equipe Gestora e professores da ETI.

 


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